quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SUCULENTAS: Conheça e saiba como cuidar;

Lindo arranjo feito com suculentas em Vaso de Bonsai, muita criatividade na execução do arranjo e baixíssimo grau de cuidado na manutenção. Perfeito! Na Fênix ArtDecor tem!

As plantas suculentas são aquelas nas quais a raiz, o talo ou as folhas foram engrossados para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Esta adaptação lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.
O exemplo mais típico de suculência é a dos cactos, cujos talos apresentam uma grossa capa detecido parenquimatoso. Além dos cactos outras diversas famílias vegetais apresentam o mesmo fenômenos.
A adaptação das suculentas lhes permite colonizar ambientes pouco habitados, que recebem pouca competencia por parte de outras espécies e, nos quais os herbívoros são escassos. Para possibilitar a captação da escassa umidade presente no ambiente, muitas suculentas são pubescentes, ou seja, apresentam uma superfície coberta de pêlos que retem o orvalho matutino. Outras técnicas empregadas para maximizar a retenção da umidade é a redução da superfície em comparação com o volume da planta, limitando o número de ramificações e o comprimento das mesmas e, o desenvolvimento de camadas de cera na superfície das folhas e talos. Desta maneira reduzem o processo de perda de água por evaporação.
Os cactos apresentam uma adaptação deconhecida nas demais plantas suculentas. Estes transformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões. A fotossíntese ocorre na própria superfície do talo que armazena o líquido retido.
Existem milhares de espécies de plantas suculentas, classificadas em várias famílias. A maioria pertence as aizoáceas, as cactáceas e as crasuláceas, com mais de mil espécies cada uma.

Quando na natureza, são extremamente resistentes!

CUIDADOS BÁSICOS:
Os cactos necessitam de sol, ventilação e não suportam excesso de umidade, por isso, se quer cactos saudáveis e bonitos, deve respeitar estas três regras básicas.
Há apenas uma excepção; os mini-cactos, aqueles que encontra nos supermercados em vasinhos e que, em geral, têm menos de três anos.
Por serem mais jovens, apresentam menor resistência à exposição directa dos raios solares.
No verão, deve regar os cactos a cada cinco ou seis dias e os mini-cactos a cada quatro dias.
A terra deve ser molhada, mas não encharcada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário