segunda-feira, 19 de março de 2012

Acerola.

Uma das frutíferas mais fáceis e versáteis existentes, vamos conhecer melhor a Aceroleira, esta planta que gera a frutinha que é muita vitamina C, além de dar um colorido muito interessante para seu Jardim.

Aceroleiro.

A acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae.
O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.
A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.

Chega a ter 80 X mais o valor de vitamina C, de que o limão ou a laranja.

No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.
Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.


Fonte: Wikipédia.



2 comentários:

  1. eu tenho em casa!!!!
    Os passarinhos adoram, e nós também!
    Não aguento mais comer e beber acerola hahahaha mas faz bem :)

    beijãozão*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Paulinha... legal seu comentário!

      É verdade, Acerola é vitamina C pura!

      Beijo!!! ;)

      Excluir