sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SAMAMBAIAS: Como cuidar.


SAMAMBAIAS ::: ::: :::

São plantas de folhagens muito verdes que lembram florestas tropicais, se adaptam a quase qualquer ambiente, desde que seguidos os cuidados mínimos necessários. Os vasos mais indicados para o cultivo são os de médio e grande porte feitos de cerâmica, porém o cultivo em vasos de plástico também vinga. São utilizadas para a decoração de ambientes Internos e varandas.

Geralmente as Samambaias são de cultivo a meia sombra, o ideal é manter o vaso da planta em locais que peguem apenas o sol da manhã e protegido do vento, pois elas são muito sensíveis. Elas são cultivadas em um solo levemente úmido, rico em matéria orgânica, onde a mistura ideal é o composto de 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca

No caso de Samambaias cultivadas em vasos suspensos, é necessário prestar a atenção na altura do vaso para que a superfície da planta receba sempre uma boa iluminação, pois sem a iluminação adequada, estas plantas tornam-se frágeis e podem morrer.

Existem diversos tipos de samambaia como por exemplo a samambaia de metro, a avenca, a samambaia azul ou amazônica, a pluma, a samambaia cifre-de-veado, a paulistinha, a samambaia prata, a renda-portuguesa, asplênio, a samambaia trepadeira, a samambaiaçús e a cavalinha.


A mistura de solo básica para o cultivo das samambaias deve ser composta por 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de húmus de minhoca. O solo precisa estar sempre úmido, mas com boa drenagem para evitar encharcamentos. As adubações regulares são recomendadas.

O mais recomendado é criar samambaias em vaso de fibra de coco, próprio para o cultivo da espécie, e regá-la com frequência, pois são plantas que consomem muita água devido ao seu metabolismo.

Quanto às regas, o ideal é fazer quando a terra estiver seca, no verão todos os dias.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário