sexta-feira, 15 de março de 2013

PLANTAS MEDICINAIS: Almecegueira - Proteção contra o sol!

Nomes: Almecegueira, breu, breu branco, almécega. (Protium heptaphyllum)

Almecegueira: Planta medicinal antioxidante que promove proteção contra os raios solares nocivos (UVB), agindo como protetor solar. Sua resina também pode ser utilizada em casos de doenças de pele, feridas, problemas estomacais e hepáticos.

Ela é antioxidante, antiinflamatório, analgésico, gastroprotetor, hepatoprotetor.


É indicada para proteção solar (prevenção de câncer de pele e contra o envelhecimento),  problemas de pele, feridas, problemas hepáticos, queimação no estomago e gastrite.

A almecegueira é uma árvore nativa do Brasil encontrada principalmente na região a azônica e no cerrado, prefere solos arenosos, secos ou úmidos. Também pode ser encontrada em outros países tropicais.

A produção de rezina da almecegueira é estimulada pela larva de um inseto que habita a árvore até seu ficar adulto. A maior produção de resina ocorre durante períodos de chuva e sua composição varia com a idade da árvore, prefira extraí-la na fase adulta.


A almecegueira é uma planta medicinal utilizada em muitas regiões do Brasil, sua resina utilizada na medicina popular em casos de doenças de pele, úlceras e como analgésico; já suas folhas e casca do caule em casos de diarreia, úlceras gangrenosas e feridas. Esta resina também é utilizada na fabricação de vernizes, tintas e cosméticos.

De acordo com testes realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, o extrato da almecegueira protege contra a radiação solar devido aos antioxidantes naturais presentes. A pesquisa foi conduzida em 2012 pela farmacêutica Ana Luiza Scarano Aguillera, que explica a ação dos antioxidantes na neutralização dos radicais livres gerados pela radiação solar (rios UVB). Os testes foram realizados em camundongos e um gel foi desenvolvido. Mas novos estudo devem ser realizados para verificar se o gel é irritante ou não para pele.

Fonte: Criasaude.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário