terça-feira, 28 de maio de 2013

Véu-de-Noiva:




Nome Científico: Gibasis pellucida
Sinonímia: Tradescantia pellucida, Gibasis schiedeana
Nomes Populares: Véu-de-noiva,
Família: Commelinaceae
Categoria: Flores, Flores Perenes, Folhagens
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sombra
Ciclo de Vida: Perene


O véu-de-noiva é uma planta herbácea, pendente, prostrada e florífera de elevado valor ornamental, tanto pela textura e cor da folhagem, como pela floração abundante e permanente. É muito ramificada, com ramos delicados, arroxeados e com nós articulados. De cada nó podem sair novas raízes se em contato com a terra. As folhas são ovais a lanceoladas, acuminadas, de cor verde-escura, com a página inferior arroxeada. As flores são pequenas, solitárias, brancas, com três pétalas, axilares ou terminais, e se formam durante o ano todo. O fruto é do tipo cápsula, ovóide, com poucas e grandes sementes de cor castanha.


O véu-de-noiva é uma planta excelente para vasos e cestas pendentes. Sua textura cheia e o pontilhado delicado das flores trazem um charme todo especial para varandas, páteos, salas de estar, entre outros ambientes internos ou externos. Sua manutenção é facílima, exigindo apenas leves podas para renovação da folhagem quando necessário, boa irrigação e fertilizações orgânicas semestrais. Estes pequenos cuidados são suficientes para manter a beleza desta rústica espécie. No jardim, além de compor magníficos jardins verticais, ela também se presta como forração, em canteiros semi-sombreados ou em bosques, mas teme o pisoteio, pois sua folhagem é muito frágil.


Deve ser cultivada sob meia-sombra ou luz difusa, em substrato fértil, com boa capacidade de retenção de água, porém drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado com freqüencia. Não tolera geadas ou frio intenso. Reduzir as regas na estação fria, salvo quando o inverno é demasiado seco. Em países de clima temperado pode ser cultivada em estufas úmidas. Sob condições de grande luminosidade, torna-se mais compacta na textura e, a cor arroxeada dos ramos e verso das folhas se acentua. Em condições de pouca luz, desenvolve-se mais esparsa e pode não desenvolver a cor arroxeada. Multiplica-se facilmente por estaquia dos ramos, postos a enraizar em solo leve e mantido úmido. Também pode ser multiplicada por mergulhia.


Fonte: Jardineiro.net

....


Na Fênix Plantas e Jardins você sempre encontra as mudas e vasos de Véu-de-noiva mais lindos para a sua casa e ambiente de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário