terça-feira, 12 de novembro de 2013

BICO-DE-PAPAGAIO: Da cor do Natal!

Ela tem a cara do Natal e é amplamente utilizada nesta data especial, seja em decoração nas mesas, em jardins ou qualquer lugar que se possa mostrar suas exuberantes folhagens vermelhas, da cor da roupa do Papai noel.


Nome Científico: Euphorbia pulcherrima
Nomes Populares: Poinsétia, Bico-de-papagaio, Flor-de-natal, Flor-de-páscoa, Flor-de-são-joão, Folha-de-sangue
Família: Euphorbiaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Esta planta já passou por um intenso melhoramento genético, que lhe conferiu muitos cultivares. Sua folhagem pode variar, na textura, no porte e no tamanho. As flores, que na verdade são brácteas (folhas modificadas), podem ser de coloração vermelha, rosa, amarela, branca ou mescladas, e variam quanto à forma e textura de acordo com o cultivar. A floração ocorre no outono, por decréscimo das horas de luz. Em cultivos comerciais, esta redução da luz é artificial, para que possamos apreciá-la no natal e em outras épocas do ano.

De utilização versátil, a poinsétia está sendo muito cultivada em vasos para a decoração de natal, principalmente a de coloração vermelha. Ela ainda presta-se como arbusto isolado no jardim ou em conjunto. Tolerante à poda, ela ainda fica com o aspecto mais denso se submetida periodicamente à este manejo.

Devem ser cultivados a pleno sol, em solo fértil, drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não tolerante à geadas. Multiplica-se por estaquia.

Alerta:
Planta tóxica, deve ser podada com luvas e mantida fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Fonte: Jardineiro.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário