segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

HORTA VERTICAL DE TEMPEROS

Já não é preciso ter muito espaço em sua casa para se ter uma horta de temperos, basta que tenha uma parede ou muro em um local que receba a luz do sol em um período do dia.

Você pode fixar os vasos em uma treliça, como na foto acima, ou diretamente na parede, utilizando vasos de barro, cerâmica, plástico, alumínio ou outro material qualquer.


Jardineiras em fibra de coco também podem ser utilizados com muito estilo e muita funcionalidade, pois acomodam melhor as mudas por ter mais espaço.

São várias as formas que você pode montar a sua Horta Vertical, aqui em nossa loja você encontra uma enorme variedade de vasos e cachepots, suportes de vários tipos, treliças de madeira, metal, bambu e muitas outras possibilidades.

Aprendendo a cuidar das mudas de tempero: (Fonte: O Jardineiro.net)


Em primeiro lugar, é necessário ter, no mínimo, 2 horas de sol todos os dias. Se você tiver uma varandinha com espaço, o plantio pode ser feito em jardineiras ou vasinhos com uma boa drenagem para não acumular muita água. Mas se você não tiver espaço, a dica é montar uma hortinha vertical de temperos, com as incríveis bolsas vivas, é só colocar um pouco de terra por baixo e plantar os temperos. Fica lindo e não vai ocupar espaço! A rega deve ser realizada de forma diária, mas sem exageros.
Como fazer uma horta num apartamento pequeno?
É o sonho de quase todas as pessoas, e hoje com as novidades do mercado qualquer um pode ter, inclusive em pequenos espaços. Para quem não tem espaço, o ideal é ter uma hortinha vertical que, com as incríveis e modernas bolsavivas (bolsas para jardins verticais que estão no cenário do Mais Você), podem ser instaladas em qualquer parede, inclusive, na área de serviço. A hortinha também pode ser montada em varanda, parapeito e sacadinha. Dá sempre para arrumar um cantinho para uma hortinha caseira.

Quais ervas/temperos são mais aconselháveis para plantar? Por quê?
As melhores ervas/temperos para uma hortinha caseira, certamente são as mais úteis para cozinha e mais resistentes ao nosso clima, como: alecrim, manjerição, hortelã, orégano, tomilho, sálvia, pimenta e salsão.

Como devem ser os vasos?
Os vasos podem ser de qualquer tamanho, dependendo da área destinada para os temperos, pequenos, médios ou grandes. Também podem ser montadas em jardineiras, mas é importante separar bem as ervinhas, já que cada uma requer um cuidado especial. Neste caso, é importante fazer uma boa drenagem nos vasos, que deve ser feita com pedrinhas no fundo. No jardim vertical, pode ser montada diretamente na Bolsaviva.

Como precisa ser o ambiente (iluminação, umidade, etc)?
O sol é um fator importante para uma hortinha saudável. O aconselhável é ter, no mínimo, 2 horas de sol diariamente.

É preciso regar todos os dias? Qual a quantidade de água?
Os temperos precisam ser regados todos os dias, sempre no início da manhã ou no final da tarde, nunca do meio do dia quando o sol é mais forte. Sempre em horários mais amenos. A quantidade de água tem que ser medida conforme o tamanho dos vasos.

De quanto em quanto tempo deve ser adubado?
A adubação é realizada para corrigir a deficência natural do solo, porém é importante ter cuidado, já que os temperos são utilizados para consumo, então o indicado é o adubo orgânico. Pode ser feita a cada 30 dias.

Quais as dicas para cuidar da horta?
Regar todos os dias na quantidade adequada para cada tamanho de vaso, ficar atento quanto à incidência do sol e utilizar o adubo orgânico.

Quais os principais erros cometidos por quem faz uma horta no apartamento?

Esquecer de regar, exagerar no volume de água e deixar em local sombreado
Plantar várias ervinhas diferentes no mesmo vaso ou jardineira
Não preparar a drenagem dos vasos
Não retirar as ervas daninhas
Não adubar
Depois de quanto tempo as ervas e temperos podem ser consumidos?
Elas podem ser consumidas logo após a colheita na hortinha caseira. Dependendo do tempero pode ser consumido fresquinho ou depois de seco.

Vale escolher a que mais combina com o seu dia-a-dia:

Manjericão: prefere temperaturas mais altas ou, pelo menos, amenas. É bom se informar sobre as peculiaridades dos diferentes tipos. O manjericão roxo, por exemplo, não gosta de muito sol. É ótimo para acompanhar pratos da cozinha italiana, como pizzas e molhos para massas.

Alecrim: como é uma planta muito resistente, é ideal para quem não tem muito tempo para cuidar da horta. Adaptado a climas mais quentes e secos, pode passar até três dias sem ser regado. É ideal para temperar carnes, especialmente peixe e frango.

Salsão: resiste bem ao inverno e precisa ser regada diariamente para se desenvolver. Usada em sopas, saladas, omeletes e sanduíches.

Hortelã:  como as raízes são mais profundas que as das demais ervas, deve-se sempre plantá-la sozinha em um vaso, para não prejudicar o desenvolvimento das outras plantas. Bastante apreciada pela culinária árabe, vai bem em assados e grelhados e pode ser usada na decoração de pratos e no preparo de chás.

Orégano: se adapta bem em vários ambientes e exige pouca água para se desenvolver. Conhecido por seu uso em pizzas, o orégano também pode ser utilizado em molhos e assados.

Pimenta: resistente, é uma planta que gosta de espaço para se desenvolver. Vale a pena plantá-la sozinha na floreira, para que consiga crescer rapidamente. Com seu sabor picante, vai bem em molhos, conservas e temperos.

Sálvia: resiste bem às baixas temperaturas, então se dá bem no inverno. É ideal para quem não tem muito tempo para cuidar, porque pode ser regada a cada dois dias. É usada principalmente para a decoração de pratos e para temperar carnes mais gordurosas, como carne de caça.

Tomilho: é do tipo que não gosta de muita água e pode ser regado a cada dois dias. Uma dica importante: quanto menor a umidade no vaso, mais cheiroso o tomilho fica. Usado principalmente em ensopados e molhos à base de vinho.


(Fonte: O Jardineiro.net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário